Bastante conhecida nos Estados Unidos, Europa e Japão, a prática do ´tuning´ - personalização visual e mecânica de veículos de passeio – já virou moda também no Brasil, onde um número cada vez maior de jovens está transformando seus carros em verdadeiros bólidos ´velozes e furiosos´
Esta nova tendência brasileira, que começou a aparecer por aqui no primeiro semestre do ano passado graças ao sucesso da fita “Velozes e Furiosos”– que teve continuidade este ano com a seqüência “+ Velozes e + Furiosos”, tem um nome: tuning.
Para se entender melhor o que é tuning, palavra de origem inglesa que significa “sintonia fina”, é preciso mergulhar um pouco mais fundo nessa nova faceta do universo automotivo. Em resumo, tuning significa ´embelezar´ um carro por dentro e por fora, mas em níveis muito além das simples trocas de pneus e rodas, das adaptações de aerofólios e estratores, aplicações de filme nos vidros, enfim, todos os recursos de embelezamento externo, incluindo alterações, muitas vezes sofisticadas, na motorização e, conseqüentemente, no sistema de freios.
Visual extravagante
Quem tem um carro ´tunado´ geralmente gosta de aparecer. Portanto, o visual externo também é bastante valorizado, visando tornar o carro o mais ´diferente´ e exclusivo possível..
Mas além das modificações das linhas externas, na pintura o mais diferente possível e nas modificações na parte mecânica do veículo, o interior de um carro ´tunado´ também tem de ser modificado. Volantes de direção ´fora-de-série´, pedaleiras diferentes, jogos de tapetes em metal, manoplas de câmbio feitas sob encomendas e painel com quadro de instrumentos repleto de ´relógios´ e outros mostradores são os itens mais freqüentes de alterações.
Como o objetivo final do tuning é proporcionar um desempenho muito superior ao dos carros comuns, a maioria dos acessórios utilizados nesses carros têm clara inspiração nos carros de corrida. Embora aerofólios e spoilers, entre outros itens, tenham grande importância em carros de corrida, mas nem tanta em carros de rua, mesmo assim são amplamente utilizados no tuning, resultando num bom efeito estético. Rodas grandes e pneus de perfil baixo também são bem empregados, mesmo que deixem o carro mais “duro’ e a suspensão mais suscetível a danos.
Outro detalhe importante: sempre há uma preocupação especial com a sonorização. Quem pode, investe valores até mais altos na preparação e substituição dos sistemas de som, do que em outros itens. Em casos mais extremos encontra-se instalado até um monitor com DVD. Coisa de louco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário